Postagens populares

sábado, 25 de outubro de 2014

Crianças da educação infantil engajadas no Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama .Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.
Então eu, como mulher e professora, sempre engajada em prol de uma boa causa, coloquei o meu laço rosa e fui para a escola.
 Ao chegar na minha sala, uma turminha de nível IV, fui surpreendida por todos que logo foram perguntando o motivo de eu estar usando aquele laço. Fiquei feliz e motivada com a curiosidade, afinal o conhecimento na nossa turma se dá através do interesse que vem deles, tudo é motivo para pesquisar e aprender. Convidei-os para sentar e conversar sobre o motivo do uso do laço rosa.
Primeiro deixei que perguntassem o que queriam saber. Muitos disseram que já haviam visto esse laço em prédios e nas pessoas na rua, mas não sabiam o que significava.
Estamos trabalhando com o projeto sobre o Corpo Humano, então foi mais fácil discutir sobre esse assunto, pois eles já tem esse conhecimento sobre as várias partes do corpo humano e as diferenças entre homens e mulheres.
Conseguiram perceber que se era câncer de mama, só as mulheres poderiam ter essa doença, pois os homens não tem seios, foi bem engraçado vê-los chegando a essas conclusões. 
Após alguns minutos de conversa eles já estavam bem informados do que se tratava o câncer de mama.
Mostrei à eles como as mamães e mulheres da família deveriam fazer o auto-exame em casa mesmo.
Eles prontamente fizeram igual para poder ensinar as mamães em casa.
Perguntei se eles também gostariam de participar dessa campanha tão importante. Todos responderam "sim" em coro. 
Várias ideias surgiram e eu também fui dando sugestões, na minha sala nada é ditado por mim, deixo eles escolherem e planejarem a atividade e vou contribuindo através do que eles me passam.
As meninas sugeriram de todos irmos de camiseta rosa, mas isso gerou polêmica entre os meninos. Achei a ideia interessante e tratei de instigá-los do por que não usar a camiseta rosa.
Fatores dentro da sociedade e cultura induzem crianças desde cedo a acreditarem que existem atividade, valores e ações determinadas para homens e mulheres, mas hoje em dia a realidade é outra. 
E os meninos repassaram isso em suas falas, dizendo que quem usa rosa é menininha. Questionei, quem tinha dito isso, e por que eles achavam que se usassem rosa iriam virar menina. A discussão rolou solta, até que um dos meninos entendeu que a cor da camiseta não define o sexo e disse que iria pedir para a mãe comprar uma camiseta rosa para ele participar da campanha. Vibrei com tal atitude e maneira do meu aluno se colocar e se posicionar diante de um fato bem polêmico.
Elogiei  a sua atitude e então os demais meninos resolveram também aderir a camiseta rosa e deixar o preconceito de lado. 
Resolvemos juntos que iríamos entregar laços na escola e incentivar todos a participar da campanha.
Até ai tudo correu muito bem, conseguimos resolver questões problemas e encontrar soluções.
Fiquei super empolgada com a postura da minha turma que conseguiu através de uma simples pergunta elaborar uma atividade que não estava no planejamento , mas que foi perfeitamente lincada com o assunto do projeto e vai envolver toda comunidade escolar.
Na saída ao entregar as crianças que faziam comentários sobre a nova atividade, era visível o semblante de decepção dos pais dos meninos, que não satisfeitos ainda faziam comentários, como:" Tu não vai usar rosa né meu filho". E eles me olhavam e não sabiam o que dizer, meu trabalho da tarde ali colocado em dúvida pelo pensamento machista dos pais que acreditam que a cor de uma camiseta vai influenciar no gênero do filho. Até tentei argumentar explicando da importância da campanha,  porque os meninos tem mães, irmãs, avós, tias, um dia terão esposas, filhas. Enfim,  convivem na sociedade com muitas mulheres.
Eu defendo uma educação que seja capaz de formar cidadãos críticos, reflexivos, autônomos, conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender a realidade em que vivem preparados para participar da vida econômica,social e política do país e aptos a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa.
Enfim, a atividade acontecerá na próxima segunda-feira e estou ansiosa para ver o que vai acontecer, será que eles virão de rosa? 






4 comentários:

  1. Boa ideia gostei vou fazer laços rosa com minha turma no peti
    e eles vão distribuir na escola e no posto de saúde.

    ResponderExcluir
  2. Boa ideia gostei vou fazer laços rosa com minha turma no peti
    e eles vão distribuir na escola e no posto de saúde.

    ResponderExcluir
  3. amei é assim que trabalhamos todos em sala de aula com as crianças.

    ResponderExcluir
  4. Acho um assunto muito forte trabalharmos nas séries iniciais.

    ResponderExcluir