ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL EDUCAR
PROFESSORA
RESPONSÁVEL: FABIANA CORONEL
EDUCADORAS
ASSISTENTES: CARLA E GISELE
NÍVEL: III
ANO: 2015
JUSTIFICATIVA
Considerando
a necessidade que temos de conscientizar e melhorar a
qualidade ambiental do lugar em que vivemos, como também preservar os recursos
naturais e exercer nossa cidadania quanto ao cuidado com o Meio Ambiente,
propomos este projeto que será trabalhado durante todo o ano.
Sustentabilidade, significa a maneira de organizar a
sociedade e as pessoas de forma que suas necessidades sejam supridas sem
prejuízos ao meio ambiente e às outras espécies de seres vivos.
As ações de cada um
repercutem na família e, em cadeia, na escola, no bairro, na cidade, no país e
no mundo.
Em sala, o tema deve ser
tratado de maneira transversal e relacionado aos conteúdos e aos outros
projetos.
OBJETIVO GERAL
Esse projeto tem como objetivo promover o envolvimento dos alunos, professores, pais e comunidade em defesa da sustentabilidade do nosso planeta.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Educar
para conquistar um vínculo amoroso com o planeta, não para explorá-lo, mas
para respeitá-lo.
- Compreender
o sentido de ser um cidadão consciente e participativo nas ações de
preservação do meio ambiente.
- Adotar
posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, baseados na
prática das virtudes, colaborando para a construção de uma sociedade
justa, em um ambiente saudável.
- Repensar
e avaliar as atitudes diárias e a suas consequências no meio ambiente em
que vivemos.
- Despertar
o interesse pelos diferentes tipos de leitura.
Produzir textos e histórias matemáticas utilizando assuntos e dados sobre as questões ambientais. - Estimular
a mudança na prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação
à utilização dos recursos naturais.
- Favorecer
a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e planeta para
garantir um ambiente sustentável.
- Participar
de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida,
responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.
- Envolver
a comunidade escolar e família neste processo de relações fraternas e
preservação do meio ambiente.
- Conhecer
a realidade da sala de aula e pátio da escola para busca coletiva de
soluções (desperdício ou economia de papel, destino correto do lixo,
torneiras abertas ou fechadas, lanche saudável ou prejudicial à saúde,
preservação das árvores ou destruição, etc.)
- Estabelecer
diferença entre separar, reciclar e reutilizar.
- Refletir
acerca dos R’s.
- Realizar
parceria com órgãos que defendam a preservação do meio ambiente, como o
Museu próximo da escola.
ATIVIDADES PREVISTAS
· Sensibilização
e mobilização permanente em relação ao meio ambiente e a necessidade de
participação de todos e todas na construção da Sustentabilidade em suas várias
dimensões.
· Oficina
de desenho;
· Rodas
de Leituras;
· Músicas;
· Plantio
de mudas: ervas, chás, árvores;
· Rodas
de Conversa sobre o meio ambiente e seus problemas;
· Oficinas
de colagem e pinturas;
· Pesquisas
envolvendo o tema;
· Montagem
de uma peça teatral;
· Sensibilização
e mobilização em relação ao meio ambiente e seus problemas através da confecção
de cartazes, maquetes entre outros;
· Oficinas
de música que abordam o meio ambiente;
· Bandinha sustentável;
· Sensibilização
e mobilização em torno do meio ambiente e seus problemas através da colocação
de cartazes em sala de aula e na escola;
· Pesquisa
sobre animais em risco de extinção;
· Produção
de texto; (diversos)
· Implantação
de uma campanha de alerta sobre o uso da água na escola;
· Ações solidárias – Páscoa, Dia das Crianças – Natal;
· Passeio ciclístico – Amigos do mundinho;
· Incentivo ao uso da garrafa de água nas dependências da escola e em
passeios;
· Lixeira seletiva na sala;
· Criação do selo Amigos do Mundinho;
· Oficina do papel reciclado;
· Sacola retornável de calça jeans;
· Mascote da turma: O Mundinho
· Gincana verde;
· Entre outras atividades que surgirem no decorrer do projeto.
CULMINÂNCIA
Finalizaremos com
exposição de todos os trabalhos realizados durante o ano.
AVALIAÇÃO
Ao final deste projeto
espera-se que os alunos, família e comunidade escolar tenham internalizado a
importância da mudança de pequenos hábitos cotidianos para a preservação do
meio ambiente.
Que sejam capazes de
demonstrar através de suas ações o que foi aprendido e compartilhado entre
todos durante a realização do projeto e também sejam multiplicadores de ações e
argumentos em prol de um mundinho melhor. Enfim que não percam a vontade de
praticar a sustentabilidade no decorrer de suas vidas e que a escola e a
família sejam parceiros neste processo.
RECURSOS
Humanos, materiais
recicláveis, cartolinas, pardo, canetinhas, cola, tesouras, hidrocor, terra,
mudas, data show, som, etc...
REFERÊNCIAS
revistaescola.abril.com.br/.../sustentabilidade-voce-faz-planeta-sente-686...
educador.brasilescola.com/estrategias.../brincando-sustentabilidade.htm
revistaescola.abril.com.br/meio-ambiente/
portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15813
Parabéns pelo trabalho!
ResponderExcluir