Postagens populares

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Projeto sobre Sustentabilidade na Educação Infantil





 




PROJETO AMIGOS DO MUNDINHO 



ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL EDUCAR

PROFESSORA RESPONSÁVEL: FABIANA CORONEL

EDUCADORAS ASSISTENTES: CARLA E GISELE

NÍVEL: III

ANO: 2015

JUSTIFICATIVA

Considerando a  necessidade que temos de  conscientizar e melhorar a qualidade ambiental do lugar em que vivemos, como também preservar os recursos naturais e exercer nossa cidadania quanto ao cuidado com o Meio Ambiente, propomos este projeto que será trabalhado durante todo o ano.
Sustentabilidade, significa a maneira de organizar a sociedade e as pessoas de forma que suas necessidades sejam supridas sem prejuízos ao meio ambiente e às outras espécies de seres vivos.
 As ações de cada um repercutem na família e, em cadeia, na escola, no bairro, na cidade, no país e no mundo. 
Em sala, o tema deve ser tratado de maneira transversal e relacionado aos conteúdos e aos outros projetos.

OBJETIVO GERAL

Esse projeto tem como objetivo promover o envolvimento dos alunos, professores, pais e comunidade em defesa da sustentabilidade do nosso planeta.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

  • Educar para conquistar um vínculo amoroso com o planeta, não para explorá-lo, mas para respeitá-lo.
  • Compreender o sentido de ser um cidadão consciente e participativo nas ações de preservação do meio ambiente.
  • Adotar posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, baseados na prática das virtudes, colaborando para a construção de uma sociedade justa, em um ambiente saudável.
  • Repensar e avaliar as atitudes diárias e a suas consequências no meio ambiente em que vivemos.
  • Despertar o interesse pelos diferentes tipos de leitura.
    Produzir textos e histórias matemáticas utilizando assuntos e dados sobre as questões ambientais.
  • Estimular a mudança na prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.
  • Favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e planeta para garantir um ambiente sustentável.
  • Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.
  • Envolver a comunidade escolar e família neste processo de relações fraternas e preservação do meio ambiente.
  • Conhecer a realidade da sala de aula e pátio da escola para busca coletiva de soluções (desperdício ou economia de papel, destino correto do lixo, torneiras abertas ou fechadas, lanche saudável ou prejudicial à saúde, preservação das árvores ou destruição, etc.)
  • Estabelecer diferença entre separar, reciclar e reutilizar.
  • Refletir acerca dos R’s.
  • Realizar parceria com órgãos que defendam a preservação do meio ambiente, como o Museu próximo da escola.


                 ATIVIDADES PREVISTAS

·         Sensibilização e mobilização permanente em relação ao meio ambiente e a necessidade de participação de todos e todas na construção da Sustentabilidade em suas várias dimensões.
·         Oficina de desenho;
·         Rodas de Leituras;
·         Músicas;
·         Plantio de mudas: ervas, chás, árvores;
·         Rodas de Conversa  sobre o meio ambiente e seus problemas;
·         Oficinas de colagem e pinturas;
·         Pesquisas envolvendo o tema;
        ·        Montagem de uma peça teatral;
·      Sensibilização e mobilização em relação ao meio ambiente e seus problemas através da confecção de cartazes, maquetes entre outros;
·        Oficinas de música que abordam o meio ambiente;
·        Bandinha sustentável;
·    Sensibilização e mobilização em torno do meio ambiente e seus problemas através da colocação de cartazes em sala de aula e na escola;
·         Pesquisa sobre animais em risco de extinção;
·         Produção de texto; (diversos)
·      Implantação de uma campanha de alerta sobre o uso da água na escola;        
       ·     Ações solidárias – Páscoa, Dia das Crianças – Natal;
       ·      Passeio ciclístico – Amigos do mundinho;
       ·   Incentivo ao uso da garrafa de água nas dependências da escola e em passeios;
       ·     Lixeira seletiva na sala;
       ·     Criação do selo Amigos do Mundinho; 
       ·     Oficina do papel reciclado;
       ·    Sacola retornável de calça jeans;
       ·    Mascote da turma: O Mundinho  
       ·    Gincana verde;
    · Entre outras atividades que surgirem no decorrer do projeto.
         

CULMINÂNCIA

Finalizaremos com exposição de todos os trabalhos realizados durante o ano.

AVALIAÇÃO

Ao final deste projeto espera-se que os alunos, família e comunidade escolar tenham internalizado a importância da mudança de pequenos hábitos cotidianos para a preservação do meio ambiente.
Que sejam capazes de demonstrar através de suas ações o que foi aprendido e compartilhado entre todos durante a realização do projeto e também sejam multiplicadores de ações e argumentos em prol de um mundinho melhor. Enfim que não percam a vontade de praticar a sustentabilidade no decorrer de suas vidas e que a escola e a família sejam parceiros neste processo.

RECURSOS

Humanos, materiais recicláveis, cartolinas, pardo, canetinhas, cola, tesouras, hidrocor, terra, mudas, data show, som, etc...

REFERÊNCIAS

revistaescola.abril.com.br/.../sustentabilidade-voce-faz-planeta-sente-686...
educador.brasilescola.com/estrategias.../brincando-sustentabilidade.htm

                   revistaescola.abril.com.br/meio-ambiente/
             portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15813




Um comentário: